Home

COMIDA DE SUBSISTÊNCIA não deixa de ser também COMIDA TRADICIONAL! Antigamente o acesso a três refeições diárias não estava garantido e a generalidade da população tinha que cozinhar aquilo que o ecossistema lhe proporcionava, fosse através do plantio de legumes, criação de aves de capoeira ou através de caça e pesca rudimentar. Nessa altura, um javali caçado representava uma festa, um acesso à proteína…

No tempo em que vivemos necessitamos de voltar às origens. Desta forma decidi criar um título novo para aquilo que já venho a desenvolver há muito tempo: COMIDA DE SUBSISTÊNCIA.

No fundo é regressar às origens, neste caso às minhas origens. Quero tentar transportar para a atualidade um enorme manancial de conhecimento dos usos e costumes, das técnicas muitas vezes empíricas, mas sobretudo como fazer, aquelas “voltinhas” que são necessárias para que o resultado final seja o desejado e seja sempre igual.

Aprendi com a minha família os aromas e os paladares daquilo que se come na aldeia, aprendi a colocar as texturas no ponto certo, aprendi a saber provar e apreciar o que tenho no prato.
Ainda hoje me delicio ao ver a minha avó ou a minha mãe à volta dos tachos e dos potes de três pés sempre na lareira. Gosto de ajudar a encher os salpicões, as chouriças e as alheiras. Vou com o meu pai para o campo, negociamos com o pastor e selecionamos o nosso cabrito, ou o nosso cordeiro. Acordamos antes do nascer do sol com uma energia inexplicável para poder caçar.

Ando o que for necessário para encontrar os produtos mais frescos e naturais. Pesquiso, estudo e visito todas as nossas regiões. Desta forma vão poder encontrar aqui as minhas sugestões de restaurantes, lugares e outros assuntos ligados à gastronomia.

Venham daí nesta viagem no tempo, saboreando a minha COMIDA DE SUBSISTÊNCIA…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s